Esse problema foi apenas diagnósticado a partir do ano a 1754 onde Georgie Macaulay que relatou o primeiro caso de HDC em recém nascido. Mas apenas em 1940 que Willam E. Ladd e Robert E. Gross realizaram a primeria cirurgia com récem nascido com sobrevida de apenas 40 horas.
As estatísticas sobre o caso chegam a assustar, pois ainda não existe um tratamento eficaz, mas já houve uma grande melhora na sobrevida dos RN, o mais indicado hoje é a cirurgia intra-útero onde é colocado um balão na traquéia do feto ainda na gestação, oferecendo uma sobrevivência de 60%.
Para melhorar as estatísticas é preciso que esta técnica e outras formas de tratamento sejam implantadas em outras cidades, hoje apenas as grandes Cidades que possuem bons recursos em equipamentos e disponibilidade de bons médicos.
A probabilidade de uma criança nascer com essa má formação fica em torno de 1 pra 2500 Recém nascido, ou seja, uma loteria ( não há mais desejada ).
Vou colocar atalho para alguns artigos, estudos na área onde é vista como base em técnicas sobre tratamento e os resultados.
>> http://www.scielo.br/pdf/rpp/v26n4/a12v26n4.pdf
>> http://www.scielo.br/pdf/jped/v79n1/v79n1a14.pdf
Sobre a técnica do uso do balão vamos abordar em outro post, é uma técnica eficaz onde merece uma abordagem especial.
Queremos com base em nossa experiência de vida, por ter passado por isso, reunir o máximo de informação sobre a HDC para facilitar sua pesquisa e entendimento sobre esse probleminha.
BOAS INFORMAÇÕES PODEM SALVAR VIDAS!
Abraços
Ricardo, fico feliz que a historia de vcs tenha dado certo. Infelizmente a minha nao deu. Acabo de perder minha filha para essa loteria ingrata.
ResponderExcluirFizemos tudo o que podiamos, os medicos foram maravilhosos, mas nao deu certo.
Espero que esse blog ajude aos outros casais que estao na mesma situaçao! Parabens pela iniciativa!