A Lei e o acompanhamento da mãe em internação da criança em UTI
O acompanhamento da criança em internação hospitalar, além de acalentador à própria mãe aflita, proporciona o envio de boas energias de amor aos pequenos carentes, sem contar o auxílio material que a mãe pode oferecer estando bem próximo do seu filho.
Negar o acesso e a permanência da mãe é uma afronta aos direitos materno, da criança e do adolescente e, sobretudo, humano.
Hoje, temos o Estatuto da Criança e do Adolescente como fundamento jurídico do acompanhamento das mães. O ECA, como é chamado, dispõe que: "Art. 12. Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente."
Portanto, a lei garante aos pais ou responsáveis a permanência integral, ou seja, vinte e quatro horas se assim o interessado desejar. O problema estava na falta de alojamento das mães que se deslocavam de outras cidades para acompanhar a evolução dos pequenos seres. A lei foi sábia nesse sentido.
O mesmo Estatuto das Crianças e dos Adolescentes deu o direito do alojamento conjunto para as mães. Diz o artigo 10: "Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe".
A intenção do Governo foi garantir a permanência da mãe sem custo de hospedagem enquanto seu filho permanecer no período de internação, principalmente quando residirem fora da Cidade sede do hospital. Trata-se de um Direito que deve ser exigido pela mãe, independente de filiação a qualquer programa assistencial.
Exijam seus direitos e lutem por eles.
Caso queiram ler mais sobre o Estatuto da Criança, é possível baixá-lo no seguinte site:
http://www.baixatudo.com.br/estatuto-da
beijosss
Pri
Oieee amiguxa linda,que legal te encontrar por aki....é a vida mesmo neh....lembra do outro blog que tinhamos??
ResponderExcluirEra tao legal.
Mas amei esse seu espaço...vou ler com calma tudo por aki viu!!
TE AMO DE MONTAO E AMO O Bruninho o guerreiro da tia!
Fiquei emocionada ao ler sobre o Bruninho.Hoje a minha familia esta passando pelo mesmo problema de Bruninho...Nasceu DAVI,hoje ja esta com 26 dias que fez a cirurgia, estava tudo indo tão bem, mas teve que voltar para o aparelho de novo,estamos muito preocupados , pois a cirurgiã explicou bem que dependia somente da força de vontade de DAVI...Esperamos que ele tenha força para sobreviver, pois ele ja é considerado um guerreiro ,assim, como Bruninho...ELIDA, TIA DE dAVI
ResponderExcluir\Oi Elida, como vc está?
ResponderExcluirNão sei se irá ver este comentario, mas m conta....como o Davi está?
melhorou?
caso queira conversar meu msn e email é priscilacpcobra@hotmail.com
ate mais
bjs
Olá Priscila e Ricardo estou de 36 semanas e descobri ontem através de um exame feito na UNICAMP que meu filho tem hernia diafragmática ( subiu três orgãos fígado , estomago e intestino ) o médico diz que o caso é gravissimo pois, os pulmõs não se desenvolveram . O coração esta bém ,já que a primeira suspeita foi de dextrocardia . Não sabemos que rumo tomar Hoje fomos até o Pe da nossa paróquia que nos confortou muito. O que tenho feito ...acreditar ainda mais em Deus e colocar tudo em suas mãos.
ResponderExcluirObrigada e muita saúde para Bruninho. o nosso Bebe vai se chamar Gustavo José .
Cláudia e Márcio- Sumaré -SP
Oi Cláudia e Márcio...do meu Bruninho tb subiu isso..
ExcluirOlha sei q é mt complicado...é como se o mundo desabasse, mas tenha fé qrida....vc já fez o melhor, deixar nas mãos de Deus, ele c ctza fará melhor p vcs...sei q doi mto ler isso ne, Deus fará o melhor...mas é a vdd...nao sabemos o q Deus qr nos mostrar c essas situações neh...
Bom d q precisar d mim, pode contar...meu email é priscilacpcobra@hotmail.com...se vc tiver facebook...lá temos um grupo de mãe q tiveram bebe com HDC...esse é o grupo https://www.facebook.com/groups/228405080528048/ se quiser m procurar tb o meu é Pri https://www.facebook.com/priscilacobra
esse email tb é meu msn...ok
mta força e fé...
bjs
Obrigada Priscila!
ResponderExcluirSeu post me ajudou muito, meu filho vai ser internado para um cirurgia no coração esta semana e estou buscando argumentos legais para acompanhá-lo na UTI!
Muito obrigada bjs Thays
Oi Thays...fico feliz em ter ajudado...
Excluirboa sorte..
E q Deus guie vcs e os médicos..
bjs
Olá sabe existe lei que a mães de uti neonatal tem direito a almoçar no hospital. Já que ficamos o dia inteiro para amamentar
ResponderExcluirOlá sabe existe lei que a mães de uti neonatal tem direito a almoçar no hospital. Já que ficamos o dia inteiro para amamentar
ResponderExcluirBom dia Minha filha tem uma lesão cerebral e ontem passou por uma Cirurgia de grande porte na coluna desde ontem está na uti neo! Foi combinado de hoje a mãe poder ficar com ela so que o médico que está la de plantão não quer deixar ela subir ! Embora ja tenha uma mãe com sua filha la no Quarto reservado ela queria ficar ao lado dela para ajudar pois tem 11 anos que cuida dela e cêntimos que ela estava muito nervosa ontem por a cirurgia se tiver alguém que possa nos orientar como fazer aqui para valer nossos direitos e ela poder ficar junto de sua filha meu São é 32 988364445 agradeço A atenção de todos !
ResponderExcluirEstamos inteenados com minha filha na UTIP e n podemos ficar o tempo todo, nas trocas de plantão a mandam a gente sair, mais a gente quer fofic direto junto com ela , isso é permitido por lei?
ResponderExcluirA mãe tem direito de ficar na UTI neonatal com o bebê internado e a mam que for amamentar ela tem direito a alimentação e dormir no hospital???
ResponderExcluir