Bom pessoal este blog tem o intuito de ajudar outros pais que tem filhos com uma rara má formação chamada Hérnia Diafragmática Congênita. Caso vc conheça alguém que passa por isso, indique este blog...mtas vzs algumas informações podem salvar vidas

terça-feira, 29 de março de 2011

A Lei e o acompanhamento da mãe em internação da criança em UTI

Uma informação muito importante, que nem todos os pais sabem, se eu soubesse, tinha brigado pra ficar com meu filho quando estava na UTI Neonatal...


A Lei e o acompanhamento da mãe em internação da criança em UTI

O acompanhamento da criança em internação hospitalar, além de acalentador à própria mãe aflita, proporciona o envio de boas energias de amor aos pequenos carentes, sem contar o auxílio material que a mãe pode oferecer estando bem próximo do seu filho.

Negar o acesso e a permanência da mãe é uma afronta aos direitos materno, da criança e do adolescente e, sobretudo, humano.

Hoje, temos o Estatuto da Criança e do Adolescente como fundamento jurídico do acompanhamento das mães. O ECA, como é chamado, dispõe que: "Art. 12. Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente."

Portanto, a lei garante aos pais ou responsáveis a permanência integral, ou seja, vinte e quatro horas se assim o interessado desejar. O problema estava na falta de alojamento das mães que se deslocavam de outras cidades para acompanhar a evolução dos pequenos seres. A lei foi sábia nesse sentido.

O mesmo Estatuto das Crianças e dos Adolescentes deu o direito do alojamento conjunto para as mães. Diz o artigo 10: "Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe".

A intenção do Governo foi garantir a permanência da mãe sem custo de hospedagem enquanto seu filho permanecer no período de internação, principalmente quando residirem fora da Cidade sede do hospital. Trata-se de um Direito que deve ser exigido pela mãe, independente de filiação a qualquer programa assistencial.

Exijam seus direitos e lutem por eles.

Caso queiram ler mais sobre o Estatuto da Criança, é possível baixá-lo no seguinte site:

http://www.baixatudo.com.br/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente
beijosss
Pri

12 comentários:

  1. Oieee amiguxa linda,que legal te encontrar por aki....é a vida mesmo neh....lembra do outro blog que tinhamos??
    Era tao legal.
    Mas amei esse seu espaço...vou ler com calma tudo por aki viu!!
    TE AMO DE MONTAO E AMO O Bruninho o guerreiro da tia!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada ao ler sobre o Bruninho.Hoje a minha familia esta passando pelo mesmo problema de Bruninho...Nasceu DAVI,hoje ja esta com 26 dias que fez a cirurgia, estava tudo indo tão bem, mas teve que voltar para o aparelho de novo,estamos muito preocupados , pois a cirurgiã explicou bem que dependia somente da força de vontade de DAVI...Esperamos que ele tenha força para sobreviver, pois ele ja é considerado um guerreiro ,assim, como Bruninho...ELIDA, TIA DE dAVI

    ResponderExcluir
  3. \Oi Elida, como vc está?
    Não sei se irá ver este comentario, mas m conta....como o Davi está?
    melhorou?
    caso queira conversar meu msn e email é priscilacpcobra@hotmail.com

    ate mais
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Priscila e Ricardo estou de 36 semanas e descobri ontem através de um exame feito na UNICAMP que meu filho tem hernia diafragmática ( subiu três orgãos fígado , estomago e intestino ) o médico diz que o caso é gravissimo pois, os pulmõs não se desenvolveram . O coração esta bém ,já que a primeira suspeita foi de dextrocardia . Não sabemos que rumo tomar Hoje fomos até o Pe da nossa paróquia que nos confortou muito. O que tenho feito ...acreditar ainda mais em Deus e colocar tudo em suas mãos.
    Obrigada e muita saúde para Bruninho. o nosso Bebe vai se chamar Gustavo José .
    Cláudia e Márcio- Sumaré -SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia e Márcio...do meu Bruninho tb subiu isso..
      Olha sei q é mt complicado...é como se o mundo desabasse, mas tenha fé qrida....vc já fez o melhor, deixar nas mãos de Deus, ele c ctza fará melhor p vcs...sei q doi mto ler isso ne, Deus fará o melhor...mas é a vdd...nao sabemos o q Deus qr nos mostrar c essas situações neh...
      Bom d q precisar d mim, pode contar...meu email é priscilacpcobra@hotmail.com...se vc tiver facebook...lá temos um grupo de mãe q tiveram bebe com HDC...esse é o grupo https://www.facebook.com/groups/228405080528048/ se quiser m procurar tb o meu é Pri https://www.facebook.com/priscilacobra

      esse email tb é meu msn...ok

      mta força e fé...

      bjs

      Excluir
  5. Obrigada Priscila!
    Seu post me ajudou muito, meu filho vai ser internado para um cirurgia no coração esta semana e estou buscando argumentos legais para acompanhá-lo na UTI!
    Muito obrigada bjs Thays

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thays...fico feliz em ter ajudado...
      boa sorte..
      E q Deus guie vcs e os médicos..
      bjs

      Excluir
  6. Olá sabe existe lei que a mães de uti neonatal tem direito a almoçar no hospital. Já que ficamos o dia inteiro para amamentar

    ResponderExcluir
  7. Olá sabe existe lei que a mães de uti neonatal tem direito a almoçar no hospital. Já que ficamos o dia inteiro para amamentar

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Minha filha tem uma lesão cerebral e ontem passou por uma Cirurgia de grande porte na coluna desde ontem está na uti neo! Foi combinado de hoje a mãe poder ficar com ela so que o médico que está la de plantão não quer deixar ela subir ! Embora ja tenha uma mãe com sua filha la no Quarto reservado ela queria ficar ao lado dela para ajudar pois tem 11 anos que cuida dela e cêntimos que ela estava muito nervosa ontem por a cirurgia se tiver alguém que possa nos orientar como fazer aqui para valer nossos direitos e ela poder ficar junto de sua filha meu São é 32 988364445 agradeço A atenção de todos !

    ResponderExcluir
  9. Estamos inteenados com minha filha na UTIP e n podemos ficar o tempo todo, nas trocas de plantão a mandam a gente sair, mais a gente quer fofic direto junto com ela , isso é permitido por lei?

    ResponderExcluir
  10. A mãe tem direito de ficar na UTI neonatal com o bebê internado e a mam que for amamentar ela tem direito a alimentação e dormir no hospital???

    ResponderExcluir