Bom pessoal este blog tem o intuito de ajudar outros pais que tem filhos com uma rara má formação chamada Hérnia Diafragmática Congênita. Caso vc conheça alguém que passa por isso, indique este blog...mtas vzs algumas informações podem salvar vidas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Informação como se forma o diafragma e quando pode acontecer a hérnia

Como um feto está crescendo no útero da mãe antes do nascimento, os diferentes órgãos estão a desenvolver sistemas e maturação. O diafragma se forma entre o 7 º e 10° semana de gestação. O esôfago, o estômago e os intestinos estão também se desenvolvendo neste momento (HARRISON M. R., et al, 1997). O diafragma é um músculo que separa o tórax (coração e pulmões) do abdome (estômago, fígado, intestino e outras vísceras). Além de separar as duas cavidades o diafragma é também o músculo mais importante envolvido nos movimentos respiratórios. Uma hérnia diafragmática é uma malformação do músculo (um pequeno defeito ou "buraco"), permitindo que o conteúdo da cavidade abdominal passe para o tórax (BRUNS, R. F., 2009).

O diafragma se origina do septo transverso na terceira semana de gestação, a partir do mesentério ventral da parede abdominal anterior. O septo transverso migra, posteriormente, e se une a porções do diafragma que se estendem lateralmente a partir do mesentério dorsal, adjacente ao mediastino e, posteriormente, a partir da parede abdominal, de miótomos que formam bandas musculares.

Durante as primeiras semanas de vida embrionária, as vísceras abdominais e torácicas migram livremente por defeitos situados dos dois lados da coluna vertebral, denominados hiatos ou canais pleuroperitoneais (SCHEER CW; LINVILLE JL, 1965). Membranas pleuroperitoneais completam a porção posterior do diafragma, fechando estes hiatos, ou canais de Bochdalek, entre a sétima e nona semanas de gestação. A hérnia diafragmática congênita posterolateral consiste na persistência dos canais de Bochdalek, pelos quais a herniação de vísceras abdominais é o efeito lógico do aumento da pressão intra-abdominal (RUANO R. et al, 2006). A HDC é causada pela fusão inadequada de estruturas durante o desenvolvimento do feto. A falência da fusão muscular no local da membrana pleuroperitoneal deixa essa área enfraquecida e talvez predisposta a herniação, que deve ocorrer entre a 10° e a 12° semanas de vida intra-uterina (BRAGG W. D. et al, 1996). Os órgãos abdominais como o estômago, o intestino delgado, o baço, parte do fígado e os rins, aparecem na cavidade torácica. O tecido pulmonar do lado afetado geralmente não se desenvolve completamente. A insuficiência respiratória geralmente ocorre logo após o nascimento do bebê. Deve-se ao movimento ineficiente do diafragma e a ausência de espaço para a expansão pulmonar levando ao colapso. O motivo porque isto ocorre é desconhecido (AMIM B et al, 2008; CARTAS AO EDITOR, 2001).

No entanto, o prognóstico evolui a uma gravidade da insuficiência respiratória. Estudos relatam que se diagnosticada até 25 ª semana gestacional, o recém nascido (RN) tem 100% mortalidade (ROSENBERG E. M.; SEGUIN J. H., 1995). A severidade da HDC se deve a hipoplasia pulmonar, devido à compressão do pulmão e ao seu deficiente desenvolvimento pelas vísceras deslocadas para o tórax. Além da hipoplasia pulmonar, o efeito de massa causado pela presença das vísceras abdominais no interior do tórax, também promove hipertensão pulmonar e circulação fetal persistente após o nascimento (CONNOLLY B. L.; DANEMAN A. B., 2005). As principais malformações associadas incluem defeitos cardíacos (9 a 23 %), defeitos abertos do tubo neural (28 %), trissomias (18 e 21) e síndromes bem definidas.

3 comentários:

  1. Olá, tenho uma filha que nasceu com HDC e agora precisa ser operada novamente. Gostaria de tirar mais duvidas com vcs. Meu email é: ana_cleice@hotmail.com. Muito obrigada pela atenção de vcs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Qual explicação para que um bebe com HDC continuem com seus órgãos no lugar correto durante toda a gestação inclusive com os órgãos desenvolvidos corretamente na morfológica e no dia do nascimento morrer e os órgãos estarem tudo no tórax? Erro medico no diagnostico tardio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite
      Provavelmente e infelizmente o médico q fez os ultra-sons não visualizou a hernia.
      Infelizmente isso acontece .

      Sem explicação

      Excluir