Bom pessoal este blog tem o intuito de ajudar outros pais que tem filhos com uma rara má formação chamada Hérnia Diafragmática Congênita. Caso vc conheça alguém que passa por isso, indique este blog...mtas vzs algumas informações podem salvar vidas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quais são os riscos envolvidos?

Durante a gestação, o feto não precisa dos pulmões para respirar e por isso a hérnia diafragmática não tem muitas manifestações durante a vida intra-uterina. Imediatamente após o nascimento, o recém-nascido precisa usar os pulmões para obter oxigênio e se eles estiverem muito pequenos (hipoplásicos) isto poderá causar uma condição chamada de insuficiência respiratória. Os vasos sanguíneos dos pulmões também serão muito pequenos, e haverá dificuldade de circulação neles, causando um outro problema chamado de hipertensão pulmonar.

Recém-nascidos com hérnia diafragmática requerem cuidados especializados e suporte de neonatologistas. Assim que o problema respiratório estiver estabilizado um cirurgião pediátrico irá realizar uma cirurgia para corrigir a hérnia diafragmática, colocando as visceras abdominais novamente no abdome e fechando o defeito do diafragma.

Os bebês com hérnia diafragmática devem nascer em hospitais de alta complexidade para que o tratamento adequado seja oferecido. Apesar dos avanços técnicos da medicina, mesmo nos melhores hospitais do mundo, alguns bebês com hérnia diafragmática não irão sobreviver devido a gravidade dos problemas pulmonares.

A probabilidade de sobrevida está relacionada com o tamanho dos pulmões. Quanto menor for o pulmão residual, pior é o prognóstico. Por isso alguns bebês que apresentam quadros extremamente graves podem se beneficiar de cirurgia intra-uterina.

10 comentários:

  1. essa ernia vem de alquma coisa que a mãe fez durante a gravides tipo pegar peso jogar bola

    ResponderExcluir
  2. Não....infelizmente não se conhece a causa pra esta má-formação...
    Espero q encontre, ou que aumente a sobrevida dos bebes...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE EU PRECISO SABE Q TIPO DE PROCEDIMENTO OS MEDICO NORMALMENTE TOMAM EM RELAÇAO A ESTE CASO RARO E QUE TIPO DE INCUBADORA O BEBE TEM QUE FICA,EU SOU DE PORTO ALEGRE ALGUEM PODE FALA COMIGO MEU NOME E MARGELE CAMARGO PORFAVOR ME AJUDEM A INTENDE TUDO ISSO.

    ResponderExcluir
  4. Olá Margele...meu email é priscilacpcobra@hotmail.com, caso queira conversa melhor...bommm....a incubadora é normal q existem nas Uti Neonatais, ou msm berço aquecido, q foi onde meu filho ficou, q fica mais fácil para mexer com a criança, devido as aparelhagem ...cada caso é um caso...depende de qd é descoberto a má-formação, e da gravidade dela, pode ser feito uma cirurgia intra-utero, que consiste em coloca um balaozinho na traqueia da criança, q nao deixa o liquido q sai d pulmao sai (tem um post aqui falando sobre isso tb), e c isso o pulmão expande....ou espera a criança nascer, e isso precisa ser num hospitsl q tenha uma ótima UTI neonatal, ótimo médicos neonatais, precisa ter oxido nitrico para hipertensao pulmonar, respirador, e precisa ter um ótimo cirurgião pediátrico tb...aqui n blog tem umas referencia de hospitais...em porto alegre, tem o Hospital Moinho de Ventos, q tem caso de sucesso em HDC...tem até contato dos médicos q cuidaram de uma menina com hdc, q sobreviveu...inclusive tem blog...caso queira contato c ela www.ceciliabatatinha.blogspot.com.br...bjs
    Priscila

    ResponderExcluir
  5. Ola MH filha feiz a cirurgia quando tinha 3 meses d vida e passou bem e agr cm 4 anos vai prescisa corrigir de novo por que o figado subiu e vai prescisa por uma tela gostaria de saber quantas horas leva e qual e o risco e a chance de vida que ela tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá td bem... vc tm whats ... m manda no email por favor, melhor para conversarmos...
      priscilacpcobra@hotmail.com

      Excluir
    2. É difícil responder essas perguntas, pq assim como tudo na vida, é tudo muito relativo, qualquer cirurgia tem risco, meu filho teve que fazer novamente a cirurgia de hdc com 11 meses d vida, e a dele demorou 3hrs...mas é dificil dizer isso, pq não é possível prever o q vai acontecer...

      vcs são de que cidade, onde será operada, quem será o cirurgião...

      Excluir
  6. Estou muito preucupada com minha netinha recem nascida fez a cirurgia, mais de omont hoje adquiriu uma infeção ainda não sabem omde fez o exame de sangue do amanhã vai saber o resultado estou aflita cheia de medo pois além de mim minha filha e meu jenrro estão sofrendo e muito preucupados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, infelizmente as infecções aparecem, mas logo os médicos descobrem e já tratam corretamente, e logo sua netinha vai melhorando.
      Vocês são de onde?
      Temos grupo no facebook, whatsapp que pode ajudar, caso queiram participar do grupo do whatsapp me manda um email priscilacpcobra@hotmail.com, com ddd e numero
      o grupo no facebook é essehttps://www.facebook.com/groups/228405080528048/

      Excluir
  7. Desculpa os erros pois não tenho cabeça para muito

    ResponderExcluir